sábado, 7 de janeiro de 2012

CERTIFICAÇÃO SA 8000 E NBR 16001




Lançada em outubro de 1997 pela CEPAA - Council on Economics Priorities Accreditation Agency, atualmente chamada SAI – Social Accountability International, organização não-governamental norte-americana, a Social Accountability 8000 (SA8000) é o primeiro padrão global de certificação de um aspecto da responsabilidade social de empresas.

O atual ambiente de globalização está motivando as organizações a considerarem todos os impactos sociais, éticos e políticos de suas atividades corporativas. O padrão SA 8000 envolve o desenvolvimento e a auditoria de sistemas de gestão que promovem as práticas de trabalho socialmente aceitas, proporcionando benefícios à sociedade em geral.

Os requisitos(temas) que devem ser incorporados pela empresa são:

  • Trabalho infantil;
  • Trabalho forçado;
  • Saúde e segurança;
  • Liberdade de associação e negociação coletiva;
  • Discriminação;
  • Práticas disciplinares;
  • Horário de trabalho;
  • Remuneração e Sistemas de gestão.

Por que obter a SA8000?

Dentre os benefícios oferecidos pela obtenção da certificação SA8000, destacam-se:

  • Melhoria do relacionamento organizacional interno através da demonstração da preocupação com o trabalhador e do estabelecimento de condições adequadas de saúde e segurança;
  • Mais informação e, portanto, maior confiabilidade aos compradores;
  • Melhor gerenciamento da cadeia produtiva;
  • Segurança para a empresa e para seus investidores;
  • Consolidação da imagem e reputação da empresa como socialmente responsável.

As empresas que estiverem em condições de demonstrar um compromisso em termos éticos e sociais obterão um marco de competitividade importante, gerando confiança em partes interessadas, tais como clientes, investidores, comunidade local e consumidores.

A NBR 16001 foi concebida com base nas três dimensões da sustentabilidade - econômica, social e ambiental - estabelecendo os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social (SGRS) passível de integração com outros sistemas de gestão. Um SGRS eficaz permite promover a cidadania, o desenvolvimento sustentável e a transparência das atividades da organização. A certificação na norma NBR 16001 possui acreditação do INMETRO.

Assuntos sociais como o trabalho infantil, trabalho forçado e discriminação requerem organizações que não considerem apenas o seu próprio ambiente interno, mas também a sua cadeia de fornecimento por isto que a ISO 9001, a ISO 14001, o OHSAS18001 e o SA 8000 foram projetados para serem compatíveis.

A SA8000 não é aplicável a todas as atividades econômicas, devido à natureza de algumas atividades, elas são excluídas do escopo da SA 8000, como os setores de agricultura e extrativismo. Todavia a MAXXIMUS consultoria oferece a possibilidade de integrar serviços de certificação (qualidade, saúde e segurança, meio ambiente e responsabilidade social), agregando consistência, através de grupos de especialistas para ajudar as empresas a ganharem a certificação ou pode ajudar as organizações de vários setores a desenvolverem abordagens para alcançar seus objetivos de responsabilidade social corporativa.

RECOMENDAÇÃO DA MAXXIMUS CONSULTORIA EM ADMINISTRAÇÃO

PRIMEIRO PASSO

As atividades previstas pelo sistema de gestão devem ser realizadas e auditadas internamente antes da solicitação de auditoria externa. É recomendável que seja realizada uma pré-auditoria interna pela terceira parte certificadora antes da auditoria de certificação. Tanto a auditoria interna quanto a pré-auditoria poderão requisitar ações corretivas, realizadas antes da auditoria de certificação.

SEGUNDO PASSO

Na auditoria de certificação são então realizadas as visitas de auditoria com a busca de evidências objetivas do processo implementado, sendo as informações auferidas em entrevistas com funcionários e stakeholders (partes interessadas). Após, segue o relatório de auditoria com a recomendação ou não da certificação.

TERCEIRO PASSO

Se a empresa já tenha obtido outro tipo de certificação da série ISO (ISO9000 ou ISO14000, por exemplo), é possível utilizar e adaptar o mesmo sistema de gestão criado pela certificação anterior, e ainda realizar auditorias integradas, diminuindo os custos sobre as mesmas.

Obtida a certificação, serão necessárias visitas semestrais de auditores para verificação de cumprimento de metas estipuladas em planos de ação. A certificação se refere a 3 anos, sendo que após este período, deve-se solicitar uma nova certificação.

QUARTO PASSO

Somente após a obtenção da certificação é que deverão ser realizadas as atividades de marketing e divulgação externa.


Portanto se você quer:

  1. Certificar sua empresa totalmente sem burocracia;
  2. Reduzir perdas e custos;
  3. Melhorar a relação comercial com seus clientes;
  4. Melhorar o controle e o desempenho da organização;
  5. Maior compromentimento da equipe;
  6. Garantia em contrato que a certificação ocorrerá no prazo estabelecido.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO E VEJA A DIFERENÇA!

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
edicksnelson disse...

nice blog thanks for sharing us. visit Certificação SA 8000

edicksnelson disse...

I found your blog and it was really useful as well as informative thanks for sharing such an article with us. We also provide services related to Certificação SA 8000