Na Idade Antiga o homem sabia
que era necessário ter um indicador de desempenho para ajudar no
desenvolvimento da sociedade, aqueles em suas profissões que não realizavam com
qualidade os seus serviços para a sociedade, eram punidos até com pena de
morte. Por exemplo, os Fenícios amputavam a mão do fabricante do produto
defeituoso e que não estivessem dentro das especificações governamentais.
No final do século XIX, Frederick Taylor, criou a Administração Científica, baseado nos fatos em que comprovadamente, consistia em trabalhar com método, produzindo mais em menos tempo, transformando operações complexas em processos produtivos simples. A administração a partir desta época começou a desenvolver-se com várias teorias e ramificações que vieram a complementar e aprimorar este pensamento de Taylor.
Na Idade Contemporânea, Peter Druker, afirmou que “se você não mede algo, você não pode entender o processo. Se você não entende o processo, você não consegue aperfeiçoá-lo”.
Hodiernamente no mundo dos negócios, para Porter, sobrevivem somente as empresas que utilizam vantagens competitivas, sendo o indicador de desempenho um diferencial. Um gestor que não sabe Planejar, Organizar, Comandar e Controlar a sua empresa está enfadado ao fracasso. Segundo Robert Kaplan, "o que não é medido não é gerenciado".
O que são indicadores nas organizações no mundo moderno?
Indicadores são dados que se transformam em informações, preferencialmente numéricos que representam um determinado fenômeno e são utilizados para medir o negócio da organização, um processo ou o trabalho.
Os componentes dos indicadores são:
- Benchmark ou Padrão, são referências, podendo ser internas ou externas a empresa;
- Índice, é o valor numérico do indicador num determinado momento;
- Metas, são os índices arbitrados para os indicadores, a serem alcançados num determinado período. São pontos ou posições a serem atingidos no futuro;
- Fórmula, relação numérica entre dados que tornam tangíveis os indicadores compostos.
Para elaborar e medir os indicadores de desempenho são necessários responder estas perguntas:
- O que medir? = Definir o indicador;
- Quem? = Definir o responsável;
- Quando? = Definir data;
- Como? = Definir a fórmula;
- Onde? = Aonde será obtida as informações;
- Por que e quanto atingir? = Indicar o objetivo e a meta a ser atingida.
Um indicador não diz o que fazer para melhorar, apenas reflete a situação atual, desta forma, o gestor pode basear cientificamente suas tomadas de decisões, diminuindo os riscos.
Tipos de Indicadores
- Indicadores de Eficiência (Foco no processo);
- Indicadores de Eficácia (Foco no produto);
- Indicadores de Capacidade;
- Indicadores de Produtividade;
- Indicadores de Qualidade;
- Indicadores de Lucratividade;
- Indicadores de Rentabilidade;
- Indicadores de Competitividade;
- Indicadores de Efetividade(Foco no Cliente – Pós Venda);
- Indicadores de Valor.
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