sábado, 3 de abril de 2010

Reestruturação organizacional (através do Diagnóstico organizacional)

A reestruturação organizacional é um trabalho de análise permanente, criação, implementação e aprimoramento de sistemas, de pessoas, de processos, indicadores e informes gerencias. É realizado conjuntamente com a diretoria da empresa e ministrado o respectivo treinamento dos executores e tomadores de decisões.

O diagnóstico organizacional é imprescindível para uma organização que deseja fazer uma re-estruturação completa de seus processos, áreas, sistemas de tecnologia da informação, equipes de trabalho, liderança, etc; a fim de se adequar às constantes mudanças do mercado.

O trabalho de diagnóstico, permite às organizações avaliarem o quanto os processos gerenciais instituídos estão gerando resultados para o negócio e se estes resultados serão sustentados no futuro por meio da aplicação sistemática dessas práticas.
O diagnóstico organizacional tem por princípio realizar uma análise regular, sistemática,  abrangente e profunda dos processos gerenciais e dos resultados de uma organização, utilizando ou não os Critérios de Excelência da FNQ (fundação nacional da qualidade) como base.
O diagnóstico organizacional é excelente para empresas que estão crescendo, pois permite  identificar claramente os seus pontos fortes e as oportunidades para melhoria. Gera ações planejadas e integradas para melhorar as oportunidades de melhoria identificadas e, quando procedente, incrementar seus pontos fortes, monitorando a implementação das ações e dos incrementos. A qualidade para ser uma realidade na sua empresa, precisa ser mensurada.
Por que é necessária uma Reestruturação organizacional?

a) Porque pelo menos 18% do seu faturamento está fugindo pelo “ralo”;
b) Porque  do 100% das empresas que abriram entre 1994 / 2005, somente 24% conseguiram sobreviver e
c) Por que os ganhos de quem investe em qualidade são pelo menos 7%superiores, de acordo  com pesquisa realizada pelo Serasa de SP.
Podemos citar alguns benefícios:

1. Decisões mais acertadas e oportunas, baseadas em fatos concretos e comprovadamente reais;

2.
Qualidade percebida pelos funcionários, diretoria e por conseqüência pelos clientes e fornecedores;

3. Maior agilidade a resposta às mudanças do mercado (clientes, fornecedores);

4. Custos enxugados, sem “gorduras”, re-trabalhos, compras erradas e desperdícios;

5.
Flexibilidade na definição de preços, a partir do real conhecimento dos custos, das estratégias e do melhor modelo de apuração de acordo com a situação atual da empresa;

6. Conhecimento da margem real do lucro líquido;

7. Dados econômicos / financeiros reais e confiáveis;

8.
Pessoal mais consciente, motivadas e orgulhosos da empresa onde trabalham;

9. Preços de venda bastante competitivos no mercado de atuação;

10. Definição clara e transparente dos objetivos, políticas e estratégias da organização;

11. A administração realmente comprometida com resultados;

12. Interesses convergentes e alinhados entre os funcionários e diretoria, baseados no plano
estratégico da empresa;

13. Políticas e estratégias adequadas de marketing e vendas dos produtos e serviços, etc.

14. Além de que é possível:

1. Aplicar abordagens bem estruturadas, baseadas em fatos, capazes de identificar os pontos fortes e as oportunidades para melhoria, com o progresso da implementação de ações monitorizado;

2. Subsidiar a análise dos cenários no processo de planejamento estratégico;

3. Tornar comum uma linguagem de gestão e um processo de aprendizado, com base em conceitos universalizados;

4. Formar pessoas nos conceitos fundamentais de excelência e proporcionar-lhes os meios de compatibilizar suas responsabilidades com esses conceitos;
5. Desenvolver as competências das lideranças da organização;

6. Envolver neste processo pessoas em todos os níveis e unidades da organização;

7.
Formar equipes de trabalho motivadas e comprometidas com os objetivos (resultados)

8. Avaliar a organização de uma forma coerente em nível macro (organização) ou micro (área);

9. Identificar as melhores práticas (pontos fortes) e disseminá-las pela organização;

10. Permitir o benchmarking;

11.
Subsidiar o reconhecimento interno pelo progresso alcançado, por meio de prêmios, baseado em critérios menos subjetivos;

12. Desenvolver a integração dos processos, numa relação de causa e efeito, de acordo com os objetivos e estratégias determinadas pela diretoria;

13. Preparar a organização para uma eventual participação no Prêmio Nacional da Qualidade® ou nos prêmios regionais e setoriais.
Junto com o diagnóstico organizacional, apresentamos nossa proposta de trabalho detalhada por área e processo (plano para Reestruturação organizacional), onde são mensuradas as perdas por falhas internas, inconformidades, desperdícios, re-trabalhos, colaboradores despreparados e pelas oportunidades do mercado que não estão sendo atendidas e aproveitadas. Esta proposta de trabalho, é a nossa receita costumizada (de acordo com suas reais necessidades naquele momento), para corrigir, adequar e melhorar as diferentes dimensões que formam uma organização.

Ao ser aprovado nosso Plano de trabalho, iniciamos imediatamente o processo de melhoria e mudanças, com atuação em todas as áreas, processos, sistemas, etc. e assumimos o compromisso, junto com o empresário, de melhores resultados. Estes resultados são acompanhados (avaliados e criticados) e corrigidos, se for necessário, mensalmente pela diretoria. Em média e dependendo do caso, os resultados concretos (palpáveis), começam a aparecer a partir do sexto mês de trabalho. Em alguns casos pode acontecer antes, se estendendo até 36 meses aproximadamente, quando é necessário fazer uma revisão e atualização dos processos de melhoria.

Nenhum sistema nasce perfeito e muito menos permanece perfeito durante o tempo. Não existe nada permanente, aliás!, a única coisa permanente são as mudanças. Elas fazem parte – e são necessárias – para o nosso crescimento. Baseado nesse pensamento, seus processos e desempenho organizacional, sempre podem melhorar, pois a excelência definitiva, simplesmente não existe.

Solicite maiores informações e uma proposta de trabalho, assim, vamos trabalhar juntos para chegar o mais próximo possível da excelência.

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