sexta-feira, 24 de junho de 2011

Vantagem da honestidade no trabalho e nas finanças


Todos os dias as manchetes nos jornais, revistas e programas de televisão não param de falar sobre dinheiro. O capitalismo provoca estas notícias no mundo ocidental. As pessoas mais interessadas nestas notícias são aquelas que controlam os meios de produção.

Pela história, entre os anos de 1000-1800, a economia mundial cresceu seis vezes ou 50% por pessoa, após  este período o capitalismo começou a espalhar amplamente entre os anos 1820-1998. Então a economia mundial cresceu 50 vezes, ou seja, nove vezes por pessoa. Infelizmente, envolveu  por parte de muitas empresas, mentiras, exploração, destruição do meio-ambiente e degradação humana em prol do lucro insano e irresponsável. Não foi atoa que muitas destas faliram e não deixaram saudades. 

A vantagem segundo alguns teóricos, é que o capitalismo têm a capacidade de promover o crescimento econômico (medido pelo Produto Interno Bruto-PIB), a capacidade instalada e o padrão de vida. Também, a economia capitalista oferece muito mais oportunidades, para os indivíduos aumentar a sua renda ,através de novas profissões ou empreendimentos que as outras formas econômicas. Portanto, este potencial é muito maior que em qualquer das sociedades tradicionais, tribais ou feudais, ou sociedades socialistas.

Devemos aprender que, nos tempos modernos, o dinheiro deve ser visto como nosso escravo. Porque pessoas, que são escravas dele, lutam tanto para tê-lo, que nem tem tempo para gozar sua prosperidade e são dominadas por dívidas, juros e negociações erradas. Os motivos da dívidas são avarezas, cobiça e inveja. Em vez de trabalhar e planejar o negócio, para poupar e comprar á vista, alguns empresários e pessoas comuns enganam-se e pagam prestações para obter as coisas imediatamente.

A pessoa endividada, adota procedimentos errados. É nesta hora que pode aparecer a desonestidade, com falsas promessas de pagamentos, quando ela sabe que não têm condições de pagar. Portanto, o principal motivo para o dinheiro escravizar o homem, é a falta de administração e preguiça para sair  com fé, conquistando os objetivos com disciplina e organização, respeitando as pessoas em sua volta.

Não somente no trabalho, mas em todos o negócios, devemos ser absolutamente honestos, pois agindo desta forma, evitará dívidas desonestas e excessivas. Isto inclue, pagar o devido imposto ao governo e obedecer as leis de seu país, porque todo mundo ganha com esta atitude. Vivemos em uma época que, o meio ambiente,  famílias e o Estado precisam de ajuda. Isto faz parte da generosidade do caráter cristão, verdadeiro no mundo ocidental. Estes são uns dos segredos dos maiores líderes empresariais do mundo.

O empresário honesto consegue investir em benefício da sociedade e de si mesmo, vendo o seu negócio e suas finanças prosperarem quando bem administradas. A vantagem da honestidade é não temer o dia do amanhã com credores na porta. 

Portanto, o empresário honesto, no final de sua vida, pode deixar um rastro de fábricas, bancos, plantações, jornais, restaurantes, canais de tv e outros negócios dos quais o povo poderá viver e lembrar deste empresário, como um excelente exemplo de vida,  na história capitalista da humanidade.

Nenhum comentário: