quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O Segredo das Finanças Pessoais


A maior parte dos empreendedores misturam contas Pessoais com as contas da Empresa e muitos nem sabem o quanto ganham ou quanto estão devendo na praça, sentem a situação piorar quando os credores aumentam as cobranças ou quando um oficial de justiça chega em sua casa com ordem de despejo ou penhora de bens, tendo que decretar falência de seu negócio para pagar dívidas pessoais e empresariais. Este é um princípio que costumeiramente é quebrado pelos empresários brasileiros e como resultado o bem-estar dos colaboradores e das famílias ficam comprometida. Em relação a Empresa os Contadores e Administradores poderão ajudar a manter o controle ou estancar o fluxo de dinheiro que está sendo desperdiçado, claro quando o empreendedor usa a cabeça e deixa estes profissionais ajudá-lo.

O mistério é as Finanças Pessoais, os nossos colaboradores da Maxximus Consultoria podem ajudar o empresário nesta parte tão delicada, onde há muitos conflitos de interesse ou situações que podem ocorrer na trajetória da vida.

Grande parte das pessoas segue a trajetória semelhante na vida: nascer, brincar, estudar, trabalhar, casar, ter filhos, continuar trabalhando, encaminhar os filhos, trabalhar após aposentadoria para criar os netos ou pagar remédios, planos de saúde, aproveitar a vida viajando, etc. 

O grande problema acontece quando não é seguido esta dinâmica da vida, havendo os seguintes desvios: trabalhar antes de terminar os estudos, filhos antes de casar, separar e casar novamente, vícios, gravidez na adolescência, isto faz que nunca sobre dinheiro no bolso ou no caixa.

Toda família assim como toda a empresa deveriam fazer seu planejamento estratégico, independente da quantidade de dinheiro que possua ou venha possuir. O planejamento fornece informações para podermos avaliar a realidade, estabelecer metas, procedimentos e identificar rotas que irão permitir acertar os objetivos na vida.

Nesta fase o empreendedor pode juntar a família e expor a problemática para juntos poderem colaborar com idéias e terem compromisso particular em relação ao futuro uns dos outros:

O que queremos ser daqui a cinco anos?
O que queremos ser o resto da vida?
O que estou fazendo para colaborar?
Como está minha vida hoje?
É isso que eu tinha imaginado?
Quais os aspectos financeiros mais afetam a minha vida?
Qual curso irei fazer para atingir o meu sonho profissional? Quais as despesas?
Como podemos economizar para realizarmos os nossos sonhos?

Após cada indivíduo responder estes questionamentos em uma folha de papel, deve-se cruzar os dados e ser estabelecido os objetivos de curto, médio e longo prazo.Neste processo é necessário avaliar as fontes de renda, o consumo e capacidade de poupança, desta forma pode o empreendedor elaborar um orçamento seguro que é um registro sistemático das entradas e saídas de recursos da pessoa ou da família em relação ao dinheiro ganho como o negócio.

Fazendo uma planilha de orçamento familiar no Excel, identificando as receitas pessoais e familiares e comparando com as despesas, separadas em fixas e variáveis, despesas correntes, para investimentos e para quitação de dívidas, pode o empreendedor identificar gasto supérfluo e cortá-los.

Nunca o empreendedor ou família deve ultrapassar o valor do orçamento previsto, antes de realizar qualquer compra devem consultar o Orçamento Familiar para verificar o poder de compra e economizar não comprando a prazo, deixando para comprar depois, fazendo poupança para comprar á vista. Desta forma a família não ficará presa nos juros, pelo contrário poderá colocar o dinheiro para trabalhar para ela e comprar os bens de consumo á vista e com desconto sem precisar assaltar o caixa da empresa familiar.

Não deixe a vida te levar, é essencial ter projetos. Sonhar com tudo o que podemos fazer! Caso encontre-se endividado, comece registrando seus gastos diários, mesmo que seja uma bala, registre e ao final do mês você vai saber porque seu dinheiro não rende. Todas as dívidas, pequenas ou grande, vencidas ou a pagar, devem estar registradas em separado na planilha de orçamento familiar.

Dívidas não é problema no mundo capitalista, elas devem ser registradas e proporcionais ao orçamento familiar, recomendamos que elas não ultrapassem 30% da renda familiar, porque um dívida bem administrada pode levar a família a viver melhor e com mais conforto. O grande problema é quando não há controle, então para pagar as dívidas absorve grande parte dos rendimentos da família fazendo que percam qualidade de vida.

Caso deseje pode entrar em contato conosco o mais rápido possível.

Nós aceitamos qualquer desafio para ajudá-lo nesta área financeira com total sigilo e segurança.
Teremos o total compromisso na orientação da educação financeira, buscamos cortar o mal pela raiz , revertendo a situação, além disso iremos capacitá-lo para fazer investimentos inteligentes e alcançar a tão sonhada liberdade financeira.






Nenhum comentário: