Chip Heath, professor de estratégia da Stanford Graduated School
explica em seu livro “Ideias que Colam”como vender ideias inovadoras.
O que faz o sucesso de uma ideia, o fato dela ser revolucionária ou a
forma como ela é comunicada? Em seu livro Ideias que Colam, Chip Heath,
Professor de Estratégia na Stanford Graduate School of Business, na
Califórnia, explica que uma ideia que cola é, principalmente, aquela a
qual as pessoas se lembram e passam para frente. “Além de ter uma boa
ideia, é preciso dar uma roupagem interessante para que esta inovação
cole na mente das pessoas e seja bem sucedida”, diz Heath.
Usando
exemplos que vão de lendas urbanas á provérbios, o professor coloca de
forma muito clara seu conceito usando a sigla SUCCES (sucesso em inglês,
assim mesmo, sem o último S):
Simple – Para o
professor, simplicidade é encontrar a mensagem central e compartilhar
com a companhia. “A mensagem central é a coisa mais importante que você
tem para comunicar”.
Unexpected – Ser inesperado é
uma boa forma de chamar a atenção das pessoas para o que você está
pensando e fazer com que elas prestem atenção na sua ideia.
Concret – “As ideias que colam são, geralmente, concretas. Elas podem ser expressadas com exemplos sensoriais”, explica.
Credible –
Credibilidade faz com que as pessoas acreditem nas suas ideias. Quando
você tenta estabelecer esta credibilidade você instintivamente busca
dados, fontes e autoridades naquele assunto, aumentando também sua
imagem de conhecedor do assunto.
Emotional – Ser
emocional não quer dizer ser melodramático e sim trazer as pessoas para
perto da sua ideia, com exemplos práticos que dão a dimensão exata do
impacto que poderá ser causado com a sua implementação.
Stores – Usar
histórias exemplificando a ideia é uma forma eficaz para motivar e dar
energia para os envolvidos desenvolverem o projeto que coloca em prática
aquela inovação.
Tendo como base estes conceitos, Heath
desenvolve sua teoria que fala sobre as mudanças geradas pelas ideias
inovadoras e fala que é preciso ter mente aberta para ouvir quando
alguém tem uma boa ideia, mais ainda dentro das organizações onde a
correria das tarefas diárias, muitas vezes, consome o tempo dos
gestores.
“Muitas vezes, ao se deparar com uma ideia inovadora
podemos instintivamente dizer que aquilo está errado. Mas , o que pode
estar errado é esta atitude, pois não podemos agir assim nem nos
negócios, nem em nossa vida”, explica Heath.
O professor aponta dois passos essenciais para que uma ideia inovadora gere bons frutos para a organização:
1º - Direcionamento:
a intenção aqui é direcionar e dar autonomia para que as pessoas não
fiquem em dúvida e tomem boas decisões. “Quem está no volante não pode
ter dúvida do tipo devo ir ou devo ficar? E sim como farei para chegar
lá”, diz Heath.
2º - Motivação: para ser bem
sucedido e obter bons resultados em um projeto, além do direcionamento
correto é preciso dar a toda equipe que está na execução motivação para
realizar aquela ideia e aguentar a longa jornada até a concretização do
seu objetivo.
“A concepção de uma ideia inovadora geralmente é
espontânea. Porém, a realização dela demanda muito tempo de pesquisa e
trabalho árduo. Para chegar até o fim da jornada é essencial manter o
entusiasmo e motivação de toda equipe”, explica o professor.
Retomando
a ideia central do conceito de Chip Heath, podemos destacar também a
teoria Velcro Theory of Memory. Esta teoria diz que a forma como uma
ideia é exposta faz toda diferença. “Para cada ideia que temos, existem
100 maneiras de comunicá-la”, reitera Heath que continua: “uma ideia que
cola é aquela que é entendida, lembrada e cria algum tipo de mudança na
sociedade, seja de opinião, seja comportamental ou de valores”.
Um
dos exemplos usados pelo professor é o Google, que mostra como uma
inovação pode mudar a forma de interação e busca de informações da
sociedade. Outro exemplo usado no livro e que exprime exatamente o
conceito SUCCES do teórico é a lenda urbana do roubo dos rins, na qual
uma pessoa convidada para um drink com um desconhecido acorda na manhã
seguinte numa banheira de gelo, sem os rins.
De que forma uma
história como esta pode se tornar tão popular e até ser acreditada por
muitos? Ela é simples do ponto de vista narrativo; inesperada pelo seu
desfecho; concreta já que atualmente não se duvida de nenhum tipo de
golpe; credível, pois traz o perfil de uma pessoa comum que é vítima de
um golpe; emocional por dar a sensação de que poderia acontecer com
qualquer pessoa, formando uma história estruturada e que cola na mente
das pessoas.
Desta forma, segundo os conceitos de Chip Heath, o
essencial para uma ideia colar, mais que a inovação e novidade que ela
traz, é a forma como se comunica esta ideia. Além disso, para fazer com
que a ideia se torne um projeto é preciso manter o direcionamento e a
motivação de toda equipe envolvida.
Portal HSM
14/06/2011
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