segunda-feira, 13 de junho de 2011

Planejamento Estratégico e o Regimento Interno



Toda empresa bem planejada e administrada, deve ser disciplinada em conhecer seus objetivos em nível organizacional e comunicar as normas internas aos seus colaboradores para atingir resultados duradouros.

Os objetivos indicam o que fazer, ou o rumo a tomar (os fins), porém, a resposta ao como fazer é encontrada através das estratégias que definem como deslocar, realocar, ajustar, reconciliar os recursos organizacionais de forma sistemática e orientando a utilizar as competências para aproveitar as oportunidades emergentes no ambiente e neutralizar as possíveis ameaças.

As estratégias oferecem a capacidade para as empresas manobrar em meios a cenários cada vez mais mutáveis, dinâmicos e complexos no mundo dos negócios, portanto, elas seriam os meios para alcançar os objetivos.

Antes de contratar um colaborador, toda empresa deveria ter um Regimento Interno bem elaborado, conforme o contexto cultural e social a qual esta inserida. Sob esta ótica de planejamento estratégico, a norma interna serve não somente para esclarecer os direitos e deveres do empregado e empregador, mas para alertar sobre o nível de postura que se espera do empregado e empregador em nível estratégico.

O Planejamento Estratégico quando bem elaborado por uma equipe de especialistas em gestão empresarial pode influenciar na elaboração jurídica de um eficaz Regimento Interno para prevenção contra ações trabalhistas, principalmente para que mais tarde o colaborador não alegue que não sabia de suas atribuições e deveres em sua relação de emprego, principalmente no caso de demissão por justa causa.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Maxximus Consultoria oferece este serviço a valor acessível para pequenas, médias e grandes empresas. Envie e-mail para nós contando sua necessidade e logo entraremos em contato.

Nenhum comentário: