quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Consultoria Empresarial = Perpetuação do Negócio

Para o Instituto dos Consultores de Organizações do Reino Unido o conceito de consultoria: "É o serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas independentes e qualificadas para a identificação e investigação de problemas que digam respeito à política, organização, procedimento e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas recomendações."

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Secretaria da Receita Federal no mês de Outubro de 2011, foi detectado que anualmente são criados 1,2 milhão de novos empreendimentos formais no Brasil. Interessante é que desse total, 99% são micro/pequenas empresas e uma nova modalidade de empresário que é o Empreendedor Individual(EI).

O empresário brasileiro têm tomado consciência que o trabalho de consultoria ajuda o "negócio a sobreviver", tanto é que nesta pesquisa, ficou evidente que de cada dez(10) empresas, sete(7) sobrevivem após dois anos de abertura. Esta taxa de sobrevivência supera a de países modelo de empreendedorismo como a Itália.

Os empresários quando utilizam o auxilio de nossa empresa de consultoria, obtém uma maior vantagem em um período menor de tempo e seus resultados positivos aumentam, porque tendem a tomar decisões mais focadas. Nossa consultoria, otimiza a utilização dos recursos disponíveis, padronizando quando possível os processos produtivos, inovando e auxiliando com novos conhecimentos estratégicos.

O problema de uma má contratação de consultoria, pode acontecer quando o empresário contrata "qualquer um", atualmente de forma bizarra, qualquer um pode ser consultor, principalmente os ex- vendedores, agora é consultor de vendas, quem é consultor de imóveis, agora é consultor imobiliários, etc. Então, aparecem consultores não preparados para o mercado, tornando esta profissão como um sinônimo de sarcasmos. Esta escolha errada, faz a empresa sofrer em sua gestão, ofuscando o foco empresarial.

O verdadeiro consultor empresarial é um agente de mudanças, sendo capaz de assumir responsabilidades e auxiliar os executivos no processo decisório, não tendo porém o controle direto da situação, para não atrapalhar a criatividade do empreendedor.O consultor empresarial experiente, estuda a organização, analisa-a, apresenta sugestões e cursos alternativos de ação para os desafios e para as oportunidades identificadas através da análise SWOT, BCG, etc., e aconselha ou treina os empregados se solicitado.

Estamos vivendo em um mundo competitivo, onde não basta ser bom. As empresas tem que ser a melhores no que fazem para manterem o negócio através do encantamento do cliente. Com as novas tecnologias, especialmente no campo da informação, tornaram as fronteiras inexistentes, aproximando países e pessoas. As informações acontecem em tempo real, fazendo com que os processos decisórios necessitem ser mais eficiente por parte dos colaboradores responsáveis pelas organizações.

As melhores empresas que sobrevivem por longos períodos, contam com recursos, estruturas e pessoal qualificado, sendo auxiliadas pelas ferramentas de consultoria e métodos adequados para detectar as mudanças, antecipando-se a elas, e como resultado, obtém os benefícios satisfatórios, antecipando-se aos concorrentes e aumentando a fatia de atuação no mercado.

Nas piores empresas, ocorrem o contrário, muitas não possuem recursos e não gostam de investir em consultoria, por causa da má administração e por isto, não conseguem obter e processar as informações atualizadas, para acompanhar as rápidas mutações e adaptar-se a nova realidade comercial. Desta forma sempre terão perdas e maus resultados, culminando não raramente, no encerramento de suas atividades.

Concluímos que, em uma economia de alta competitividade igual a do Brasil, fazer parceria com uma empresa de consultoria empresarial com profissionais experientes que conta com especialistas, capaz de auxiliar nas respostas, igual a MAXXIMUS CONSULTORIA, irá tornar imprescindível a perpetuação do seu negócio no meio empresarial.

 



Nenhum comentário: