quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Indicadores de Desempenho Organizacional


Na Idade Antiga o homem sabia que era necessário ter um indicador de desempenho para ajudar no desenvolvimento da sociedade, aqueles em suas profissões que não realizavam com qualidade os seus serviços para a sociedade, eram punidos até com pena de morte. Por exemplo, os Fenícios amputavam a mão do fabricante do produto defeituoso e que não estivessem dentro das especificações governamentais.

No final do século XIX, Frederick Taylor, criou a Administração Científica, baseado nos fatos em que comprovadamente, consistia em trabalhar com método, produzindo mais em menos tempo, transformando operações complexas em processos produtivos simples. A administração a partir desta época começou a desenvolver-se com várias teorias e ramificações que vieram a complementar e aprimorar este pensamento de Taylor.

Na Idade Contemporânea, Peter Druker, afirmou que “se você não mede algo, você não pode entender o processo. Se você não entende o processo, você não consegue aperfeiçoá-lo”.

Hodiernamente no mundo dos negócios, para Porter, sobrevivem somente as empresas que utilizam vantagens competitivas, sendo o indicador de desempenho um diferencial. Um gestor que não sabe Planejar, Organizar, Comandar e Controlar a sua empresa está enfadado ao fracasso. Segundo Robert Kaplan, "o que não é medido não é gerenciado".

O que são indicadores nas organizações no mundo moderno?

Indicadores são dados que se transformam em informações, preferencialmente numéricos que representam um determinado fenômeno e são utilizados para medir o negócio da organização, um processo ou o trabalho.

No controle de desempenho existem quatro fases segundo Chiavenato, sendo:

               
Os componentes dos indicadores são:

  1. Benchmark ou Padrão, são referências, podendo ser internas ou externas a empresa;
  2. Índice, é o valor numérico do indicador num determinado momento;
  3. Metas, são os índices arbitrados para os indicadores, a serem alcançados num determinado período. São pontos ou posições a serem atingidos no futuro;
  4. Fórmula, relação numérica entre dados que tornam tangíveis os indicadores compostos.

Para elaborar e medir os indicadores de desempenho são necessários responder estas perguntas:

  • O que medir? = Definir o indicador; 
  • Quem? = Definir o responsável; 
  • Quando? = Definir data; 
  • Como? = Definir a fórmula; 
  • Onde? = Aonde será obtida as informações;
  • Por que e quanto atingir? = Indicar o objetivo e a meta a ser atingida.





As limitações dos indicadores

Um indicador não diz o que fazer para melhorar, apenas reflete a situação atual, desta forma, o gestor pode basear cientificamente suas tomadas de decisões, diminuindo os riscos.

Tipos de Indicadores
  • Indicadores de Eficiência (Foco no processo);
  • Indicadores de Eficácia (Foco no produto);
  • Indicadores de Capacidade;
  • Indicadores de Produtividade;
  • Indicadores de Qualidade;
  • Indicadores de Lucratividade;
  • Indicadores de Rentabilidade;
  • Indicadores de Competitividade;
  • Indicadores de Efetividade(Foco no Cliente – Pós Venda);
  • Indicadores de Valor.

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