sábado, 25 de junho de 2011

Maxximus Consultoria: Nova geração e a sustentabilidade

Maxximus Consultoria: Nova geração e a sustentabilidade: "Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem co..."

Nova geração e a sustentabilidade

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
A Maxximus consultoria ajuda sua empresa a desenvolver o melhor meio sustentável ou melhorar algum projeto conforme o perfil empresarial.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Maxximus Consultoria: Vantagem da honestidade no trabalho e nas finanças...

Maxximus Consultoria: Vantagem da honestidade no trabalho e nas finanças...: "Todos os dias as manchetes nos jornais, revistas e programas de televisão não param de falar sobre dinheiro, o capitalismo provoca estas..."

Vantagem da honestidade no trabalho e nas finanças


Todos os dias as manchetes nos jornais, revistas e programas de televisão não param de falar sobre dinheiro. O capitalismo provoca estas notícias no mundo ocidental. As pessoas mais interessadas nestas notícias são aquelas que controlam os meios de produção.

Pela história, entre os anos de 1000-1800, a economia mundial cresceu seis vezes ou 50% por pessoa, após  este período o capitalismo começou a espalhar amplamente entre os anos 1820-1998. Então a economia mundial cresceu 50 vezes, ou seja, nove vezes por pessoa. Infelizmente, envolveu  por parte de muitas empresas, mentiras, exploração, destruição do meio-ambiente e degradação humana em prol do lucro insano e irresponsável. Não foi atoa que muitas destas faliram e não deixaram saudades. 

A vantagem segundo alguns teóricos, é que o capitalismo têm a capacidade de promover o crescimento econômico (medido pelo Produto Interno Bruto-PIB), a capacidade instalada e o padrão de vida. Também, a economia capitalista oferece muito mais oportunidades, para os indivíduos aumentar a sua renda ,através de novas profissões ou empreendimentos que as outras formas econômicas. Portanto, este potencial é muito maior que em qualquer das sociedades tradicionais, tribais ou feudais, ou sociedades socialistas.

Devemos aprender que, nos tempos modernos, o dinheiro deve ser visto como nosso escravo. Porque pessoas, que são escravas dele, lutam tanto para tê-lo, que nem tem tempo para gozar sua prosperidade e são dominadas por dívidas, juros e negociações erradas. Os motivos da dívidas são avarezas, cobiça e inveja. Em vez de trabalhar e planejar o negócio, para poupar e comprar á vista, alguns empresários e pessoas comuns enganam-se e pagam prestações para obter as coisas imediatamente.

A pessoa endividada, adota procedimentos errados. É nesta hora que pode aparecer a desonestidade, com falsas promessas de pagamentos, quando ela sabe que não têm condições de pagar. Portanto, o principal motivo para o dinheiro escravizar o homem, é a falta de administração e preguiça para sair  com fé, conquistando os objetivos com disciplina e organização, respeitando as pessoas em sua volta.

Não somente no trabalho, mas em todos o negócios, devemos ser absolutamente honestos, pois agindo desta forma, evitará dívidas desonestas e excessivas. Isto inclue, pagar o devido imposto ao governo e obedecer as leis de seu país, porque todo mundo ganha com esta atitude. Vivemos em uma época que, o meio ambiente,  famílias e o Estado precisam de ajuda. Isto faz parte da generosidade do caráter cristão, verdadeiro no mundo ocidental. Estes são uns dos segredos dos maiores líderes empresariais do mundo.

O empresário honesto consegue investir em benefício da sociedade e de si mesmo, vendo o seu negócio e suas finanças prosperarem quando bem administradas. A vantagem da honestidade é não temer o dia do amanhã com credores na porta. 

Portanto, o empresário honesto, no final de sua vida, pode deixar um rastro de fábricas, bancos, plantações, jornais, restaurantes, canais de tv e outros negócios dos quais o povo poderá viver e lembrar deste empresário, como um excelente exemplo de vida,  na história capitalista da humanidade.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Maxximus Consultoria: Aprenda a vender suas ideias

Maxximus Consultoria: Aprenda a vender suas ideias: "Chip Heath, professor de estratégia da Stanford Graduated School explica em seu livro “Ideias que Colam”como vender ideias inovadoras..."

Aprenda a vender suas ideias


Chip Heath, professor de estratégia da Stanford Graduated School  explica em seu livro “Ideias que Colam”como vender ideias inovadoras.

O que faz o sucesso de uma ideia, o fato dela ser revolucionária ou a forma como ela é comunicada? Em seu livro Ideias que Colam, Chip Heath, Professor de Estratégia na Stanford Graduate School of Business, na Califórnia, explica que uma ideia que cola é, principalmente, aquela a qual as pessoas se lembram e passam para frente. “Além de ter uma boa ideia, é preciso dar uma roupagem interessante para que esta inovação cole na mente das pessoas e seja bem sucedida”, diz Heath.

Usando exemplos que vão de lendas urbanas á provérbios, o professor coloca de forma muito clara seu conceito usando a sigla SUCCES (sucesso em inglês, assim mesmo, sem o último S):
Simple –  Para o professor, simplicidade é encontrar a mensagem central e compartilhar com a companhia. “A mensagem central é a coisa mais importante que você tem para comunicar”.
Unexpected – Ser inesperado é uma boa forma de chamar a atenção das pessoas para o que você está pensando e fazer com que elas prestem atenção na sua ideia.
Concret – “As ideias que colam são, geralmente, concretas. Elas podem ser expressadas com exemplos sensoriais”, explica.
Credible –  Credibilidade faz com que as pessoas acreditem nas suas ideias. Quando você tenta estabelecer esta credibilidade você instintivamente busca dados, fontes e autoridades naquele assunto, aumentando também sua imagem de conhecedor do assunto.
Emotional – Ser emocional não quer dizer ser melodramático e sim trazer as pessoas para perto da sua ideia, com exemplos práticos que dão a dimensão exata do impacto que poderá ser causado com a sua implementação.
Stores – Usar histórias exemplificando a ideia é uma forma eficaz para motivar e dar energia para os envolvidos desenvolverem o projeto que coloca em prática aquela inovação.
Tendo como base estes conceitos, Heath desenvolve sua teoria que fala sobre as mudanças geradas pelas ideias inovadoras e fala que é preciso ter mente aberta para ouvir quando alguém tem uma boa ideia, mais ainda dentro das organizações onde a correria das tarefas diárias, muitas vezes, consome o tempo dos gestores.
“Muitas vezes, ao se deparar com uma ideia inovadora podemos instintivamente dizer que aquilo está errado. Mas , o que pode estar errado é esta atitude, pois não podemos agir assim nem nos negócios, nem em nossa vida”, explica Heath.

O professor aponta dois passos essenciais para que uma ideia inovadora gere bons frutos para a organização:

1º - Direcionamento: a intenção aqui é direcionar e dar autonomia para que as pessoas não fiquem em dúvida e tomem boas decisões. “Quem está no volante não pode ter dúvida do tipo devo ir ou devo ficar? E sim como farei para chegar lá”, diz Heath.

2º - Motivação: para ser bem sucedido e obter bons resultados em um projeto, além do direcionamento correto é preciso dar a toda equipe que está na execução motivação para realizar aquela ideia e aguentar a longa jornada até a concretização do seu objetivo.

“A concepção de uma ideia inovadora geralmente é espontânea. Porém, a realização dela demanda muito tempo de pesquisa e trabalho árduo. Para chegar até o fim da jornada é essencial manter o entusiasmo e motivação de toda equipe”, explica o professor.
Retomando a ideia central do conceito de Chip Heath, podemos destacar também a teoria Velcro Theory of Memory. Esta teoria diz que a forma como uma ideia é exposta faz toda diferença. “Para cada ideia que temos, existem 100 maneiras de comunicá-la”, reitera Heath que continua: “uma ideia que cola é aquela que é entendida, lembrada e cria algum tipo de mudança na sociedade, seja de opinião, seja comportamental ou de valores”.
Um dos exemplos usados pelo professor é o Google, que mostra como uma inovação pode mudar a forma de interação e busca de informações da sociedade. Outro exemplo usado no livro e que exprime exatamente o conceito SUCCES do teórico é a lenda urbana do roubo dos rins, na qual uma pessoa convidada para um drink com um desconhecido acorda na manhã seguinte numa banheira de gelo, sem os rins.
De que forma uma história como esta pode se tornar tão popular e até ser acreditada por muitos? Ela é simples do ponto de vista narrativo; inesperada pelo seu desfecho; concreta já que atualmente não se duvida de nenhum tipo de golpe; credível, pois traz o perfil de uma pessoa comum que é vítima de um golpe; emocional por dar a sensação de que poderia acontecer com qualquer pessoa, formando uma história estruturada e que cola na mente das pessoas.

Desta forma, segundo os conceitos de Chip Heath, o essencial para uma ideia colar, mais que a inovação e novidade que ela traz, é a forma como se comunica esta ideia. Além disso, para fazer com que a ideia se torne um projeto é preciso manter o direcionamento e a motivação de toda equipe envolvida.

Portal HSM
14/06/2011

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Maxximus consultoria está pronta, conforme este texto para ajudar o empreendedor a vender suas idéias de forma organizada e eficaz.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Maxximus Consultoria: Princípios básicos na gestão de pessoas

Maxximus Consultoria: Princípios básicos na gestão de pessoas: "Quase toda semana recebemos solicitações de empresários, diretores, gerentes e até de estudantes; de sugestões e dicas para aumentar..."

Princípios básicos na gestão de pessoas



Quase toda semana recebemos solicitações de empresários, diretores, gerentes e até de estudantes; de sugestões e dicas para aumentar a produtividade, o comprometimento das pessoas, como solucionar os problemas e dificuldades operacionais das empresas, como melhorar a harmonia entre sócios (e parentes) ou simplesmente perguntam o que fazer para aumentar as vendas.

A maioria das empresas que tem este tipo de problemas (oportunidades de melhoria), tem sérias dificuldades em uma área até agora pouco valorizada: gestão de pessoas e especificamente de relacionamentos e até de uma direção motivadora. Pelo menos 70% das raízes destes sintomas residem na pouca (ou nenhuma) habilidade do gerente ou empresário em dirigir pessoas.

Com freqüência escutamos executivos falar sobre a importância de conhecer o cliente, conhecer os concorrentes, fusões, parcerias estratégicas etc.; porém, muito pouco se faz para conhecer melhor cada um de seus colaboradores internos, para desenvolver uma comunicação eficiente e eficaz e ainda extrair o máximo de seu potencial individual e das respectivas equipes.

Estas são algumas dicas para quem precisa melhorar o relacionamento com seus subordinados, o desempenho da sua organização e até para quem está na beira da falência. São algumas das nossas lições aprendidas ao longo de 22 anos de trabalho em diversas empresas de todos os segmentos e tamanhos, onde temos testemunhado diferentes estilos de relacionamentos e de direção. De uma forma geral podemos classificá-las assim: 68% ruins, 24% regulares e 8% boas, num universo de quase 100 organizações.
Leia, avalie (questione-se) e veja se alguns dos seguintes conselhos podem lhe ajudar a melhorar o desempenho como gestor de pessoas:

1. Procure mais elogiar do que criticar as pessoas. De uma forma geral, nos dirigimos mais para as pessoas, quando é para repreender. Nossa tendência é mais reativa do que pró-ativa.
2. Quando elogiar, que seja sincero e oportuno. Esteja atento e aproveite quando a oportunidade aparecer.
3. Um elogio sincero e oportuno, apaga uma multidão de defeitos... Pense nisso!
4. Quando se apresentem vagas, sempre que possível, aproveite o pessoal interno (já conhecido), sempre e quando esteja qualificado para a vaga em questão. Quando não for o caso, delegue a um profissional experiente o recrutamento e seleção com base num perfil estrategicamente definido. Evite contratar por simpatia pessoal.
5. Exigir que seus subordinados pensem e ajam como você, não vai adiantar muito, tente melhor explicar para eles o que espera de cada um, avalie seu desempenho e reconheça publicamente seus esforços.
6. Chamar a atenção a um colaborador às vezes é necessário, apenas faça-o em particular. Os outros não precisam saber disso. Lembre-se que o objetivo não é humilhar e sim corrigir uma falha, e se você demonstrar de que seu único objetivo é ajudar (e não inflamar seu ego), as melhorias desejadas irão aparecer.
7. Muitas vezes o resultado depende mais da forma como passa sua mensagem, do que seu próprio conteúdo. Procure evitar gritarias, raiva e imposição. Apenas explique.
8. Quando pedir (mandar) para fazer algo aos seus colaboradores, procure explicar os motivos e o quanto isso é importante para a empresa. Evite tom agressivo, ou parecer que é uma imposição – mesmo pagando o salário em dia.
9. Quase todos os seres humanos temos traumas e crenças que limitam nosso desempenho, para elevar o nível de desempenho de seus colaboradores e incentivar a criatividade e inovação, faça de tudo para aumentar a auto-estima de cada um.
10. Se você está pensando em colocar um negócio (passar de empregado para patrão), deveria ser mais exigente consigo próprio e se questionar muito, principalmente na área de relações interpessoais, pois agora vai passar a depender mais dos outros.
11. Cuidado com o julgamento da hipocrisia dos outros, se estas pessoas aparecerem muito na sua vida, provavelmente é por que você não está sendo transparente, justo e integro em seus relacionamentos.
12. Aproveite a autoridade que tem para edificar e deixar gratas lembranças nas pessoas e principalmente jamais se proveito dela para beneficio próprio.
13. Tenha a coragem de reconhecer quando estiver errado e a grandeza de mudar quando necessário, ensinando seus subordinados a sair da “zona de conforto” e lutar pelos objetivos deles e da empresa. Faça com que suas ações sejam coerentes com o discurso.

Por Federico Amory

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Maxximus Consultoria: Consultor de empresas nos tempos modernos

Maxximus Consultoria: Consultor de empresas nos tempos modernos: "O consultor ajuda no gerenciamento geral de uma empresa, o que pode exigir dele conhecimentos sobre todas as áreas como Finanças, Pr..."

Consultor de empresas nos tempos modernos

O consultor ajuda no gerenciamento geral de uma empresa, o que pode exigir dele conhecimentos  sobre todas as áreas como Finanças, Produção, Marketing, Vendas, Relações Humanas e também pode ser um consultor de alguma área específica. Se ele é um Administrador de uma empresa de grande porte, por exemplo, será uma grande contribuição para empresas de porte igual ou menor, porque nem sempre empresas de poder menor têm chance de treinar adequadamente seu pessoal, ou de encontrar pessoas para substituir temporariamente algum profissional de seu quadro.

O perfil de um profissional para atuar nessas condições, deve ser o de alguém acostumado a ter visão geral e específica do negócio da empresa, que tenha planejamento, noções de controle, pulso para manter  o controle e colabore na tomada de decisões que irão afetar o rumo da empresa contratante.

O consultor de empresa auxilia as pessoas na produção mais consciente e comprometida, visando à evolução do capital humano, na busca constante da qualidade de vida. Portanto, consultor é a peça fundamental para o sucesso das organizações, qualquer que seja a atividade ou mercado em que atua.

Nossa empresa trabalha com equipes formadas com especialistas de várias áreas de gestão empresarial , desta forma estamos prontos para aceitar qualquer desafio empresarial, porque nossa meta é a excelência no atingimento de resultados eficazes.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Maxximus Consultoria: Planejamento Estratégico e o Regimento Interno

Maxximus Consultoria: Planejamento Estratégico e o Regimento Interno: "Toda empresa bem planejada e administrada, deve ser disciplinada em conhecer seus objetivos em nível organizacional e comunicar as..."

Planejamento Estratégico e o Regimento Interno



Toda empresa bem planejada e administrada, deve ser disciplinada em conhecer seus objetivos em nível organizacional e comunicar as normas internas aos seus colaboradores para atingir resultados duradouros.

Os objetivos indicam o que fazer, ou o rumo a tomar (os fins), porém, a resposta ao como fazer é encontrada através das estratégias que definem como deslocar, realocar, ajustar, reconciliar os recursos organizacionais de forma sistemática e orientando a utilizar as competências para aproveitar as oportunidades emergentes no ambiente e neutralizar as possíveis ameaças.

As estratégias oferecem a capacidade para as empresas manobrar em meios a cenários cada vez mais mutáveis, dinâmicos e complexos no mundo dos negócios, portanto, elas seriam os meios para alcançar os objetivos.

Antes de contratar um colaborador, toda empresa deveria ter um Regimento Interno bem elaborado, conforme o contexto cultural e social a qual esta inserida. Sob esta ótica de planejamento estratégico, a norma interna serve não somente para esclarecer os direitos e deveres do empregado e empregador, mas para alertar sobre o nível de postura que se espera do empregado e empregador em nível estratégico.

O Planejamento Estratégico quando bem elaborado por uma equipe de especialistas em gestão empresarial pode influenciar na elaboração jurídica de um eficaz Regimento Interno para prevenção contra ações trabalhistas, principalmente para que mais tarde o colaborador não alegue que não sabia de suas atribuições e deveres em sua relação de emprego, principalmente no caso de demissão por justa causa.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Maxximus Consultoria oferece este serviço a valor acessível para pequenas, médias e grandes empresas. Envie e-mail para nós contando sua necessidade e logo entraremos em contato.

quarta-feira, 8 de junho de 2011