Quase toda semana recebemos solicitações de empresários, diretores,
gerentes e até de estudantes; de sugestões e dicas para aumentar a
produtividade, o comprometimento das pessoas, como solucionar os
problemas e dificuldades operacionais das empresas, como melhorar a
harmonia entre sócios (e parentes) ou simplesmente perguntam o que fazer
para aumentar as vendas.
A maioria das empresas que tem este tipo de problemas (oportunidades
de melhoria), tem sérias dificuldades em uma área até agora pouco
valorizada: gestão de pessoas e especificamente de relacionamentos e até
de uma direção motivadora. Pelo menos 70% das raízes destes sintomas
residem na pouca (ou nenhuma) habilidade do gerente ou empresário em
dirigir pessoas.
Com freqüência escutamos executivos falar sobre a importância de
conhecer o cliente, conhecer os concorrentes, fusões, parcerias
estratégicas etc.; porém, muito pouco se faz para conhecer melhor cada
um de seus colaboradores internos, para desenvolver uma comunicação
eficiente e eficaz e ainda extrair o máximo de seu potencial individual e
das respectivas equipes.
Estas são algumas dicas para quem precisa melhorar o relacionamento
com seus subordinados, o desempenho da sua organização e até para quem
está na beira da falência. São algumas das nossas lições aprendidas ao
longo de 22 anos de trabalho em diversas empresas de todos os segmentos e
tamanhos, onde temos testemunhado diferentes estilos de relacionamentos
e de direção. De uma forma geral podemos classificá-las assim: 68%
ruins, 24% regulares e 8% boas, num universo de quase 100 organizações.
Leia, avalie (questione-se) e veja se alguns dos seguintes conselhos podem lhe ajudar a melhorar o desempenho como gestor de pessoas:
1. Procure mais elogiar do que criticar as pessoas. De
uma forma geral, nos dirigimos mais para as pessoas, quando é para
repreender. Nossa tendência é mais reativa do que pró-ativa.
2. Quando elogiar, que seja sincero e oportuno. Esteja atento e aproveite quando a oportunidade aparecer.
3. Um elogio sincero e oportuno, apaga uma multidão de defeitos... Pense nisso!
4. Quando se apresentem vagas, sempre que possível, aproveite o pessoal interno (já
conhecido), sempre e quando esteja qualificado para a vaga em questão.
Quando não for o caso, delegue a um profissional experiente o
recrutamento e seleção com base num perfil estrategicamente definido.
Evite contratar por simpatia pessoal.
5. Exigir que seus subordinados pensem e ajam como você,
não vai adiantar muito, tente melhor explicar para eles o que espera de
cada um, avalie seu desempenho e reconheça publicamente seus esforços.
6. Chamar a atenção a um colaborador às vezes é necessário,
apenas faça-o em particular. Os outros não precisam saber disso.
Lembre-se que o objetivo não é humilhar e sim corrigir uma falha, e se
você demonstrar de que seu único objetivo é ajudar (e não inflamar seu
ego), as melhorias desejadas irão aparecer.
7. Muitas vezes o resultado depende mais da forma como passa sua mensagem, do que seu próprio conteúdo. Procure evitar gritarias, raiva e imposição. Apenas explique.
8. Quando pedir (mandar) para fazer algo aos seus colaboradores,
procure explicar os motivos e o quanto isso é importante para a
empresa. Evite tom agressivo, ou parecer que é uma imposição – mesmo
pagando o salário em dia.
9. Quase todos os seres humanos temos traumas e crenças que limitam nosso desempenho,
para elevar o nível de desempenho de seus colaboradores e incentivar a
criatividade e inovação, faça de tudo para aumentar a auto-estima de
cada um.
10. Se você está pensando em colocar um negócio (passar
de empregado para patrão), deveria ser mais exigente consigo próprio e
se questionar muito, principalmente na área de relações interpessoais,
pois agora vai passar a depender mais dos outros.
11. Cuidado com o julgamento da hipocrisia dos outros,
se estas pessoas aparecerem muito na sua vida, provavelmente é por que
você não está sendo transparente, justo e integro em seus
relacionamentos.
12. Aproveite a autoridade que tem para edificar e deixar gratas lembranças nas pessoas e principalmente jamais se proveito dela para beneficio próprio.
13. Tenha a coragem de reconhecer quando estiver errado e a grandeza de mudar quando necessário,
ensinando seus subordinados a sair da “zona de conforto” e lutar pelos
objetivos deles e da empresa. Faça com que suas ações sejam coerentes
com o discurso.
Por Federico Amory
Um comentário:
Olá!
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