sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Reestruturação Organizacional para Pequenas Empresas




No ambiente comercial, as mudanças estão ocorrendo a uma “velocidade incontrolável”, conforme as novas necessidades dos clientes, estratégias qualificadas dos concorrentes e crises econômicas. As Pequenas Empresas que querem obter um diferencial empresarial são forçadas a desenvolverem um planejamento de estrutura organizacional mais flexível, adaptando-se rapidamente ao meio externo, antevendo as mudanças para garantir sua sobrevivência e ampliar a competitividade. 

Nesta leitura, o empreendedor irá compreender sobre uma importante ferramenta estratégica, implantada em empresas de sucesso.

Estrutura Organizacional.

O processo de estruturação nasce com um empreendedor, que ao ver o crescimento do volume de tarefas, por causa do desenvolvimento, têm que contratar colaboradores e agrupá-los de forma hierárquica em funções, sendo: vendas, marketing, produção, recursos humanos, etc. Caso este agrupamento de atuação e habilidades for feita sem critérios, pode comprometer a comunicação, interna e externa, entre a empresa e os seus clientes, devido ao excesso de burocracia que será criada para manter um padrão no atendimento. Com o passar do tempo, a complexidade aumenta, acontecendo o inchaço funcional e se não houver a profissionalização da Administração, a sobrevivência desta empresa estará com os dias contados.

Reestruturação Empresarial.

A reestruturação empresarial, é um trabalho de análise permanente de criação, implementação, aprimoramento de sistemas, pessoas, processos, indicadores e informes gerenciais. Deve ser realizado em parceria com empresas de consultorias, porque possuem experiência prática, são imparciais, mostram os problemas e soluções de forma administrativa científica, conjuntamente com o empreendedor ou diretoria da empresa, obtendo-se um maior conhecimento, através do “diagnóstico organizacional”, que permite avaliar o quanto os processos gerenciais instituídos estão gerando resultados.
  
Por que é necessário uma Reestruturação Organizacional? 
      
  •       Detectar escoamento do faturamento;
  •          Identificação das tarefas que precisam ser desempenhadas;
  •          Medidas de desempenho compatíveis com objetivos e metas;
  •         Definir os papéis e responsabilidades pelas atividades e processos decisórios;
  •          Qualidade percebida pelos colaboradores, diretoria, clientes e fornecedores;
  •          Maior agilidade e acompanhamento de mudanças do mercado;
  •          Minimização dos custos e eliminação de re-trabalhos, compras erradas e desperdício;
  •             Maximização do lucro, inovação e criatividade no aprendizado constante, através da pesquisa de campo;
  •              Dados econômicos e financeiros confiáveis;
  •              Preço de venda competitivo;
  •              Definição clara da Missão, Visão, Objetivos, Políticas e Estratégias da Organização;
  •              Planejamento Estratégico, alinhado a interesses entre funcionários, Gerentes e Diretoria;
  •            Identificação de Pontos Fortes e Oportunidades para melhoria com implantação coordenada de ações;
  •          Proteger a empresa de possíveis ações de concorrentes, etc.

Resultados práticos após uma Reestruturação

Com o projeto final da nova estrutura, o próximo passo é o respectivo treinamento dos executores, com o objetivo de atingir tomadas de decisões rápidas e acertadas, para encantar e atender as novas necessidades dos clientes, mantendo a fidelização.

Dependendo da empresa, em média, os resultados com aumento da margem de lucro, começam aparecer á partir do terceiro mês. Podendo se estender no máximo até sessenta meses, quando é necessário fazer uma total atualização dos processos produtivos, baseados em concretos relatórios de controle e desempenho administrativo.

Por Luis Cláudio (Administrador de Empresas, Professor e Consultor-Coordenador da Maxximus Consultoria em Administração).

Nenhum comentário: