sexta-feira, 29 de abril de 2011

Comunicação integrada



Uma organização pode ter comunicação boa ou ruim entre os stakeholders(partes interessadas).
Para que a comunicação seja boa, deve levar em consideração um composto chamado de "comunicação integrada."


A comunicação integrada é a arma estratégica para a sobrevivência e o desempenho de uma organização numa realidade complexa, podendo se alterar de forma muito rápida.



" Não é possível mais pensar em realizar uma brilhante assessoria de imprensa, criar campanhas retubantes ou produzir peças publicitárias impactantes de forma isolada, sem o envolvimento de todas as sub-áreas da comunicação organizacional" ( Kunsch, 1997 )


Característica:



1º) Atuação conjunta dos profissionais da área: Publicitários, Administradores de Marketing, etc.



2º) Interação da atividades de áreas afins da comunicação:


a) Comunicação institucional;


b) Comunicação mercadológica;


c)Comunicação interna.




3º) Racionalização das atividades;



4º) Coerência da linguagem adotada;



5º) Conteúdo das mensagens, através de diferentes instrumentos transmitem uma idéia única;



6º) Planejamento das ações comunicativas.



Todo o processo de comunicação integrada depende do diagnóstico empresarial, onde pode ser detectadas as potencialidades/vulnerabilidades da empresa e a necessidades dos públicos(interno e externo) apartir da Auditoria de imagem, pesquisa e benchmarking.


O próximo passo é elaborar um plano de ação de comunicação(planejamento estratégico de comunicação).


O publicitário é a última peça chave de consultoria de uma empresa porque após verificar o mapa estratégico feito pela equipe de gestão empresarial e então poderá elaborar o planejamento de mídia de forma segura, buscando atingir melhor cobertura e frequência com o mínimo de gastos ao público-alvo esperado.


Uma marca pode possuir um alto valor agregado, ser de alta qualidade e relativamente valorizada, e, mesmo assim, não conseguir atingir seus objetivos de vendas e lucro se os clientes em potencial não a conhecerem ou não tiverem uma percepção favorável a seu respeito.
 
A comunicação eficaz é fundamental para a criação da consciência da marca, visando estabelecer uma imagem positiva, baseada em sua identidade corporativa, representada por seus produtos, serviços, soluções
e benefícios oferecidos.


O comunicador mercadológico tem o papel de criar uma mensagem que aumente a atenção, reduza a dispersão e anule os ruídos, buscando uma resposta positiva dos consumidores.
 

A mensagem, além de atrair a atenção, deve manter o interesse do receptor, mediante uma linguagem dirigida para cada audiência-alvo, buscando despertar o desejo de compra do produto ou serviço. É preciso lembrar que a eficácia da mensagem depende tanto da estrutura quanto do seu conteúdo e formato. É fundamental, também, definir a utilização da ambigüidade de estímulos ou argumentações bilaterais, de acordo com a ordem hierárquica de interesses do público.


Definida a estratégia da mensagem, deve-se buscar os canais de comunicação/mídias mais eficientes para sua veiculação. Para isto são necessários alguns critérios básicos de análise para melhor escolha, tais como:

• Índice de audiência - é o percentual da audiência potencial total exposta a um determinado veículo de mídia (é medido pelos institutos de pesquisa: Ibope, Marplan, IVC, entre outros).


• Abrangência/cobertura e alcance - é o número de pessoas ou domicílios expostos pelo menos uma vez a um determinado veículo de comunicação.


• Custo por mil - trata-se do custo relativo para atingir mil domicílios ou pessoas.


• GRP (Gross Rating Point – Pontuação Bruta Total) - é o somatório da audiência-alvo em um espaço de tempo específico.


Outros pontos importantes são a freqüência, o valor qualitativo da exposição, a localização e os hábitos da audiência-alvo.



Estima-se que o valor de investimento em comunicação deva ser de 2% a 5% ao ano, com base no faturamento bruto de uma organização de porte médio. É um percentual relativo, que deve variar de acordo com o segmento do negócio, tamanho, disponibilidade de recursos, região ou plano estratégicomercadológico de cada empresa.


Sempre que possível, o gestor mercadológico deve medir o custo x benefício de cada ação, verificando o retorno do investimento em comunicação, utilizando este histórico para futuras decisões de melhoria.



Principais ferramentas do composto de comunicação:


Propaganda - trata-se de qualquer forma paga de divulgação que tenha como objetivo apresentar e promover idéias, produtos ou serviços, de caráter não pessoal, subsidiada por um patrocinador.

Tipos de propaganda - há propaganda de produto, serviço, marca, institucional, comparativa, corretiva, subliminar e documentário.





Promoção de vendas - são estratégias de marketing, efetivadas dentro e fora da mídia, em um período limitado, oferecendo suporte e incentivo a ações de venda pessoal (utiliza ferramentas de merchandising).

Tipos de promoção - amostragem, cupons-de-venda, brindes, descontos, bonificações, reembolsos, concursos, sorteios, garantias, promoção cruzada e material no ponto-de-venda.

Relações públicas - variedade de esforços para criar e manter uma imagem positiva da organização com seus diversos públicos (trabalha também com a geração de publicidade).

Táticas mais usadas - press-release, kits de mídia, marketing de eventos, exibições e endomarketing.

Publicidade - comunicação gratuita de informações sobre a organização, produto ou serviço (muito utilizada nas pequenas empresas que geram notícia e inovação).

Venda pessoal - é a venda em si; busca a interação e o relacionamento pessoal com o cliente, visando apresentar soluções com base em benefícios percebidos e valores agregados.

Marketing direto - sistema interativo de comunicação que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta ou transação mensurável sem o uso de intermediários.

Categorias - propaganda ou promoção de resposta direta, telemarketing, venda direta e internet.


Tais ferramentas, empregadas de forma estratégica e integrada, dentro de um processo de relacionamento constante com o mercado, durante os estágios de pré-venda, venda, consumo e pós-venda, são o princípio da comunicação integrada de marketing.

A análise do ciclo de vida do produto é outro ponto importante para compreender quando e com que intensidade usar o composto. Isto se aplica, por exemplo, no lançamento de um novo produto, em que a força na utilização integrada de todas as ferramentas é imprescindível.


A maxximus consultoria desenvolve trabalhos de comunicação mercadológica estratégica que é uma obra-prima para empresas de todo porte que desejam aumentar suas vendas e desenvolver suas marcas frente ao público-alvo.

Nenhum comentário: