quarta-feira, 20 de abril de 2011

Detectada a resistência de consultoria nas empresas familiares





Pesquisas apontam que a principal causa de falências considerada é a má-gestão empresarial devido à falta de conhecimento gerencial.

No Brasil as empresas familiares correspondem á 80% das empresas comerciais e por conseguinte possuem as maiores taxas de mortalidade do país, sendo assustador os índices a cada ano, onde de cada 10 empresas, apenas 2 sobrevivem no quinto ano de existência. Por isto, que o Sebrae está fazendo campanhas para conscientizar os empresários da importância de consultoria em gestão empresarial.

Muitos administradores familiares têm medo de revelar, ou que sejam descobertos os pontos fracos da empresa, porque pode ser revelado a incompetência administrativa de tradições ou dos fundadores que podem ser passada de pai para filho ou herdeiros, diante seus empregados.

A grande questão não são as tradições de história de lutas, suor e lágrimas ou de cumplicidade familiar que inconscientemente podem inibir o atual responsável da organização, mas sim a falsa impressão de que o presidente ou diretor pode sozinho resolver seus problemas sem ajuda externa. Surgem as perguntas:

-O que diriam os meus seus antepassados?
-Será que sou incompetente?

Outro erro é quando um profissional que têm conhecimento técnico do futuro negócio, resolve abrir uma empresa, mas não detêm de conhecimentos práticos para melhorar a gestão empresarial á longo prazo.

Nós da Maxximus Consultoria, desde a abordagem inicial, até a entrega final do produto, jamais perderemos de vista os aspectos históricos, filosóficos e humanísticos do cliente, porque ferido um só desses elementos, qualquer planejamento que se pretende, caminhará inexoravelmente para o fracasso. Por isto, não vendemos pacotes importados semi-prontos, construimos o planejamento de sucesso, conforme o perfil da empresa.

Nossa consultoria deve ser entendida como uma ferramenta auxiliar, que durante um dado período oferece ao empresário uma metodologia, que aplicada de modo racional e sistematizado, resultará na otimização dos recursos disponíveis (humanos e materiais) sempre a um nível de sofisticação condizente com as realidades de "raio X" através de um diagnóstico empresarial.

Em outras palavras, trata-se da mobilização de novas abordagens na arte de lucrar mais e pagar melhor. Nossos consultores estarão treinando pessoas, aquelas mesmas ali colocadas pelo velho patriarca, para que através de um trabalho participativo e cooperacional consigam controlar adequadamente seus custos, de maneira que todos se sintam co-participes na implantação de uma nova filosofia de convivência com o trabalho. Motivados, despidos dos hábitos que lhes faziam monges improdutivos ou rotineiros, terão o agente acelerador no atigimento das metas estabelecidas.

É chegado o momento de o empresário familiar no Brasil, compreender que não bastam apenas reuniões internas para a formulação de um bom planejamento estratégico. O sucesso dependerá, acima de tudo, da comunicação de seus itens aos escalões inferiores e da capacidade de assimilação desses escalões do que se pretendeu comunicar.

Com a nossa consultoria externa, podem-se adotar técnicas especificas, através das quais pretenda atingir o necessário ponto de equilíbrio do binômio "comunicação X assimilação" resultando no aumento do lucro e redução dos velhos custos.

Um comentário:

soluções disse...

É! como a maioria das empresas no Brasil são familiares, o consultor tem dificuldades de expandir sua carteira de clientes. Geralmente quando uma empresa desta procura ajuda, as vezes é tarde demais....
Marcos,