sábado, 3 de abril de 2010

O que é consultoria e seu objetivo?



Consultoria remonta as origens da relação humana, registros antropológicos definem como traço comum ás sociedades, onde surgem indivíduos geralmente dotados de conhecimento e experiência, sendo reconhecidos como guias que aconselhavam suas comunidades em todas as questões. Foi neste cenário e no compasso dos tempos que surgiram os primeiros filósofos, onde, através da razão questionaram a natureza sobre as questões pertinentes a vida em sociedade, buscando reduzir as incertezas e formular métodos eficazes, culminando no surgimento da ciência.

No início do século XX esta forma de pensar o mundo, foi elevada a atividade profissional, especialmente nas décadas de 40 e 50 nos Estados Unidos e Europa Ocidental, fundamentadas em teorias, técnicas, experiências, com foco nas soluções práticas.

Segundo Peter Becker, "A consultoria em sua melhor forma é um ato de amor: o desejo de ser genuinamente útil aos outros. Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuirmos a carga dos outros".
Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções, acerca de um assunto ou especialidade, geralmente o profissional é chamado de "Consultor". Esta atividade serve de apoio aos gestores ou proprietários de empresas para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas, com grande impacto sobre resultados atuais e futuros da organização.
O principal objetivo de uma consultoria é definir a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios repleto de incertezas, riscos, competição e possibilidades desconhecidas que representam para os gestores da empresa um problema contínuo.

Nenhum comentário: