sábado, 3 de abril de 2010

Pré-diagnóstico

Verifique se sua empresa esta precisando de consultoria.

Responda Sim ou Não e comente sua resposta.



1-O senhor(a) conhece exatamente quais são as disponibilidades financeiras da empresa?

R:


2-No final do mês sabe qual foi o resultado operacional da empresa, se deu lucro ou prejuízo e de quanto?
R:

3-Sabe de quanto é o capital de giro próprio e de terceiros?
R:

4-Conhece qual o grau de endividamento e seus custos financeiros?
R:

5-Sua empresa faz planejamento econômico e financeiro para controlar as despesas gerais da empresa?
R:

6-Conhece seus custos fixos e variáveis, e quanto é atualmente seu ponto de equilíbrio?
R:

7-Sabe quanto esta perdendo por mês pela não definição de funções, responsabilidades, correspondente autoridade, por conflitos pessoais e problemas na comunicação?
R:

8-Sabe quanto esta perdendo por mês, por desperdícios, por máquinas paradas, pela não padronização dos processos e re-trabalhos?
R:

9-Conhece o custo real do recrutamento, seleção e admissão de pessoas erradas, pela rotatividade de pessoal, pela incoerência na classificação de cargos e salários e pelo não desenvolvimento e capitalização do conhecimento?

R:

10-No caso de Indústria - O processo de planejamento, programação e controle da produção(PPCP) está satisfatório, integrado ás demais áreas e alinhado ás estratégias gerais da organização?
R:

11-No caso de Indústria - Existem dados confiáveis de produção e custos dos produtos em processo?
R:

12-No caso de Indústria - Existem dados reais dos custos e da produtividade por centro de custo, por turno, por produto, por atividade e por processo?
R:

13-No caso de Indústria-O saldo físico/financeiro do estoque de matéria-prima, produção em processo, produto acabado é confiável, gerando o menor custo possível sem prejudicar a qualidade?
R:

14-No caso de comércio e serviços - O planejamento, gestão e integração dos processos, das operações e logística estão satisfatórios e alinhadas coms as estratégias?
R:

15-No caso de comércio e serviços - Os custos das unidades de negócio e suas atividades são apropriados corretamente?

R:

16-No caso de comércio e serviços - A gerência estimula a cultura de melhorias(PDCA) nos processos operacionais, logística e nas parcerias com fornecedores?
R:

17-No caso de comércio e serviços - Existem indicadores de desempenho, a respectiva avaliação e correção dos índices de produtividade de cada processo, unidade de negócio, produto, sistema de informação e pessoa, assim como os estímulos necessários?
R:

18-Conhece qual é o custo de seu estoque de matéria-prima e quanto este representa na rentabilidade da empresa?
R:

19-As compras estão sendo realizadas corretamente, ou seja, o material certo, na hora certa, no fornecedor certo e na quantidade certa?
R:

20-O cálculo da sua margem de contribuição, do lucro bruto ou líquido, assim como dos contas a pagar e a receber está correto?
R:

21-Os custos e controles da frota de veículos estão corretos?
R:

22-A sua equipe de vendas e/ou representantes está produzindo satisfatoriamente?
R:

23-A oferta de produtos e serviços está de acordo com ás necessidades e expectativas dos clientes e seguimentos servidos?
R:

24-Existem estatísticas, controles e relatórios adequados no departamento comercial, para acompanhar seu desempenho, assim como, pelo ao menos um canal de comunicação permanente com o cliente?
R:

25-Existem metas, políticas e estratégias claramente definidas, integradas e comunicadas; com seu respectivo sistema de incentivos para o pessoal de vendas?
R:

26-Conhece qual é a imagem que sua empresa, assim como seus concorrentes, têm no mercado?
R:

27-Seus clientes estão satisfeitos com o preço, o atendimento, a qualidade e o serviço que recebem?
R:

28-A ser respondido pelos funcionários - O líder principal, demonstra respeito e interesse autêntico pelas pessoas?
R:

29-A qualidade para ser real, tem qu ser medida. Na sua empresa, existe a mensuração necessária para avaliar as melhorias?
R:

________________________________________________________________________________

*Obs: Envie seu e-mail com as respostas e contato. Informo que para empresas maiores e/ou com modelos de gestão mais avançados têm um questionário com 77 perguntas baseado nos critérios de excelência do prêmio nacional da qualidade, basta solicitar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente! Descobri que preciso de uma consultoria. Vocês são d+. Obrigado.